quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A AN espanhola confirma a liberdade condicional de Iosu Uribetxebarria

A secção primeira da sala penal da Audiência Nacional espanhola decidiu, por quatro votos contra um, confirmar a liberdade condicional do preso político de Arrasate Iosu Uribetxebarria, decretada pelo juiz Castro a 30 de Agosto último. O auto será conhecido dentro de dias.

A decisão do tribunal de excepção espanhol foi comunicada ao Hospital Donostia, pelo que deve ter efeitos imediatos. Tendo em conta o estado de saúde de Uribetxebarria, é de esperar que seja transferido para outro quarto, já como cidadão livre.

A resolução judicial, contrária ao que defendia a Procuradoria e a médica forense, tem um carácter definitivo, e não pode haver qualquer tipo de recurso. / Ver: naiz.info e Berria / Fotos: O caso de Josu Uribetxebarria em imagens (Berria)

Crónica: «Uribetxebarria por fim livre: "Mila esker, Euskal Herria"»
«O meu tempo está-se a acabar; só quero passá-lo com dignidade». Era esse o desejo que o arrasatearra expressava na sua entrevista e que, finalmente, poderá cumprir. Tarde e mal, sob duras pressões e com a oposição da médica forense e da Procuradoria, a Audiência Nacional decidiu a sua liberdade. (Ver Gara / Vídeo: ateakireki.com)


O Herrira diz que «isto não pode volta a acontecer» e exige a mudança da política penitenciária
Ao ter conhecimento da confirmação da liberdade de Iosu Uribetxebarria, o movimento Herrira afirmou que «ninguém se pode sentir vencedor» e, depois de lembrar que há mais treze presos políticos bascos com doenças graves, encorajou a sociedade a mobilizar-se, «porque isto não pode voltar a repetir-se», considerando essencial «ultrapassar o imobilismo do passado e mudar a política penitenciária» (Ver naiz.info)

Declarações de Jon Garai

Fonte: AteakIreki