quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ampla adesão à greve geral e milhares de pessoas nas ruas em defesa dos direitos laborais e sociais

LAB, ELA, ESK, STEE-EILAS, EHNE, HIRU, CGT e CNT e quase uma centena de organizações sociais deram hoje à tarde uma conferência de imprensa para fazer um balanço da jornada de greve.

Reiteraram os números que tinham avançado esta manhã e insistiram na ideia de que a jornada de protesto contra os cortes contou com uma «ampla» adesão. Mostra disso é o facto de, no sector da Indústria, em 56,09 % das 530 empresas mais importantes da CAB (Comunidade Autónoma Basca) mais de 70% dos trabalhadores terem aderido à greve.

Os sindicatos consideraram especialmente importante a adesão «generalizada» à greve no sector público, «um dos mais atingidos pelos cortes», como lembraram, e no da educação, sendo que a paralisação «se fez sentir em 75% das escolas».
Nos municípios e deputações, a adesão foi, segundo referiram, «muito importante», e na administração autonómica «ultrapassou os 70%».

Também consideraram bastante importante a participação nas manifestações realizadas aos meio-dia nas capitais dos diversos herrialdes do Sul, que superou as 110 000 pessoas. [De acordo com os dados avançados pelo Berria, em Donostia manifestaram-se 30 000 pessoas, em Bilbo 30 000, em Gasteiz 25 000 e em Iruñea 20 000.]

Sonia González, sindicalista do LAB, criticou o «dispositivo policial desmedido» tanto na CAB como em Nafarroa para fazer frente à greve, algo que qualificou como um «acosso», e condenou as intervenções e detenções efectuadas pelos diversos corpos policiais.

A representante do LAB acusou ainda o patronato basco de entrar numa guerra de números para esconder a realidade. «Nós esvaziámos os locais de trabalho, enchemos as ruas e agora cabe às instituições» agir em consonância, afirmou.

O representante da organização estudantil Ikasle Abertzaleak, Egoitz Arrese, também presente na conferência de imprensa, afirmou que 95 % dos estudantes aderiram ao protesto de hoje e aproveitou para convocar o sector para uma nova jornada de greve, no dia 11 de Outubro. / VER: lahaine.org / Mais informação: Berria, BilboBranka e Gara [Imagens, de cima para baixo: Bilbo, Iruñea, Donostia, Gasteiz.]

Ver também:
«Iruñea: o LAB Nafarroa destaca a grande participação nas manifestações da manhã» (LAB via ateakireki.com)

«Intervenção de Ainhoa Etxaide, secretária-geral do LAB» (LAB)

«Intervenção de Igor Arroyo, porta-voz do LAB em Nafarroa» (LAB)

Iruñea: incidentes e violência policial

Carga da Polícia Foral no Passeio Sarasate durante o acto final da manifestação do meio-dia. Cidadãos tentam impedir a carga. Também intervém a Policía Nacional. Igor Arroyo (LAB), no estrado: «¡Nos sentamos, nos sentamos!». / Mais info e vídeos: ateakireki.com e LAB

À tarde, manteve-se a atitude provocadora e as cargas selváticas prosseguiram, sobretudo na Alde Zaharra (Parte Velha) e no El Corte Inglés, «conquistado» por um amplo dispositivo policial. Pouco antes das 18h00, o Ateak Ireki dizia que «disparavam em direcção à cabeça».

14 detidos em Nafarroa
Catorze pessoas foram detidas em Nafarroa durante a jornada de greve geral, segundo informou a Delegação do Governo. Treze foram detidas em Iruñea e uma em Atarrabia. / Na foto: «Recuerdo de España». Bala de borracha apanhada na Rua San Nicolás, em Iruñea. / Fonte: ateakireki.com

VÍDEOS: Irailaren 26ko greba orokorra (AteakIreki / LAB)

FOTOS: Greve Geral (Berria / AteakIreki / ekinklik.org / BilboBranka / LAB)

VÍDEOS-naiz.info: Greve Geral em Gipuzkoa / Bilbo / Gasteiz / Iruñea.

Aurrera! Gora langile borroka! Viva a luta dos trabalhadores!