terça-feira, 18 de setembro de 2012

Julgamento: jovens negaram qualquer relação com a Segi

Teve hoje início na Audiência Nacional espanhola o julgamento de dez jovens de Hernani e Urnieta (Gipuzkoa), acusados de pertencer à Segi e constituídos arguidos, depois de terem sido detidos em Junho de 2009.

Na primeira sessão, em que todos os jovens apareceram em tribunal com T-shirts negras em que se lia «Gazte bat gehio ez» [nem mais um jovem], apenas depuseram cinco arguidos, tendo todos negado qualquer relação com a organização juvenil Segi ou a participação em acções de kale borroka. Afirmaram ter sido torturados enquanto permaneceram incomunicáveis em poder da Polícia. O julgamento prossegue amanhã.

Txaber Zabaleta foi o primeiro a depor. Disse nunca ter sido membro da Segi, nem ter participado em reuniões. Afirmou ter participado em homenagens a familiares presos.

Jon Ezeiza também negou ser da Segi. Denunciou ter sofrido maus tratos durante a detenção e enquanto esteve incomunicável, tanto em Donostia como Madrid. Lembrou que assinou dois depoimentos à frente da Polícia, sob pressão e ameaças, e que pôs o médico forense a par dos maus tratos, mas que não o fez perante o juiz por «se encontrar exausto». Mais tarde, apresentou queixa no Tribunal de Donostia.

Antton Zabala não foi preso durante a operação policial, pois não se encontrava em casa, e apresentou-se mais tarde em tribunal, acompanhado por um advogado. Disse que não faz parte da Segi e que não participa em actividades políticas.

Na sessão de hoje houve ainda lugar aos depoimentos de Ekaitz Telleria e de Iñigo Alzelai. O primeiro negou ser membro da Segi e ter participado em acções de violência urbana. Alzelai, acusado de ser o responsável da Segi na região, negou a acusação e relatou as torturas a que foi submetido.

O julgamento prossegue amanhã. O Ministério Público pede para os dez jovens penas de prisão entre os sete e os anos, por pertença à Segi e a «organização terrorista». Sete dos dez detidos afirmaram ter sido torturados pela Polícia espanhola enquanto permaneceram incomunicáveis. / Alberto PRADILLA / Notícia completa: naiz.info / Mais informação em: Berria e topatu.info

Solidariedade com os jovens:
Hintxas do Universidad Católica do Chile, solidários com jovens bascos processados
Esta semana arranca o julgamento de dez jovens de Hernani na Audiência Nacional espanhola, tribunal especial pelo qual passaram centenas de jovens bascos e bascas. Muitos deles depois de afirmarem ter sido torturados.
Com a intenção de reivindicar o novo tempo político aberto em Euskal Herria, apostar na solução e na paz e mostrar a sua solidariedade aos jovens que vão ser julgados, hintxas do Universidad Católica, do Chile, manifestaram-se, exibindo uma faixa durante o encontro que a sua equipa disputou há dois fins-de-semana. (naiz.info e futbolrebelde.org via askapena.org)

«Errekondo (Amaiur) pede ao Executivo espanhol que acabe com os julgamentos políticos e com a criminalização» (naiz.info)

O Tribunal de Pau aprovou a extradição de Iñaki Imaz
O Tribunal de Pau (Frantzia) aprovou hoje a extradição do donostiarra Iñaki Imaz, pedido por Madrid, depois de ter adiado a decisão no passado dia 11. O donostiarra foi detido a 6 de Agosto último pela Polícia francesa em Hendaia (Lapurdi). Depois de ser presente a um juiz, Imaz ficou a aguardar a audiência em liberdade. (kazeta.info)

Mais de 300 pessoas comemoraram a liberdade de Fernando Diez, em Errekalde
Mais de 300 pessoas participaram no acto político que se realizou no sábado passado em Errekalde (Bilbo) para comemorar a liberdade do seu conterrâneo Fernando Diez e reivindicar os direitos dos presos políticos bascos. Depois, seguiu-se um almoço também bastante concorrido, com a presença de 160 comensais. 

O errekaldetarra Fernando Diez, Marrazki, foi libertado no dia 18 de Julho deste ano, depois de ter passado os últimos 20 anos, metade da sua vida, em várias prisões do Estado espanhol.
A Ertzaintza, a gravar
Durante o acto, a presença da Ertzaintza foi notória, segundo fizeram saber ao Branka algumas pessoas. Duas furgonetas da Brigada Móvel e uma patrulha andaram pelas redondezas e filmaram a cerimónia. / Fonte: BilboBranka