sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pessoas agredidas pelas cargas policiais durante a jornada de greve anunciam acções legais

Um grupo de pessoas, entre as quais se encontram o deputado da Amaiur Sabino Cuadra e a presidente da Comissão de Pessoal das Administrações Públicas de Nafarroa, Espe Iriarte (LAB), anunciaram que vão interpor acções legais contra os responsáveis pelas agressões policiais que ontem sofreram, durante a jornada de greve.
Seis destas pessoas deram uma conferência de imprensa em Iruñea em nome de uns 25 «afectados» pelas cargas policiais em Nafarroa, número que esperam que aumente, tendo em conta os contactos que estão a efectuar.

Num texto lido por Estitxu Urtaran e Iván Pérez, exigiram a demissão do conselheiro do Interior, Javier Morrás, e da delegada do Governo espanhol, Carmen Alba, tendo ainda pedido ao Parlamento navarro «que tome medidas para apurar responsabilidades e fazer com que estas intervenções antidemocráticas não se repitam».

Manifestação dia 12 de Outubro
Para além disso, convocaram os cidadãos para uma manifestação que se irá realizar no próximo dia 12 de Outubro em Iruñea, com o lema «Barcina-Morrás-Alba dimisión. Utzi bakean langileria. Gastos policiales para escuelas y hospitales».
Afirmaram que na greve geral de ontem, que consideram um «êxito», viram os seus direitos civis violados «pela acção de determinados empresários e das forças policiais».

Concretamente, destacaram a violação do direito à greve em empresas e serviços públicos, do direito a realizar piquetes informativos e do direito à manifestação, tendo ainda denunciado o uso de violência «sobre cargos eleitos, jornalistas, trabalhadores e menores de idade», bem como a utilização de armas «que põem em perigo a integridade e a vida das pessoas».
Disseram que, em virtude das intervenções policiais, houve bastantes feridos e que uma pessoa foi gravemente ferida num olho. / Fonte: ateakireki.com / Lista provisória de agressões e violações de direitos na jornada de greve geral (ateakireki.com) / Vídeo: Agressão ao deputado Sabino Cuadra, da Amaiur

Agressão policial a repórter do Ateak Ireki

Greba orokorra Gasteizen / Greve Geral em Gasteiz

Via gazteiraultza.info