segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Milhares de pessoas remam em Donostia pelos direitos dos presos

No âmbito da regata Kontxako Bandera e por iniciativa do Herrira, milhares de pessoas participaram na mobilização «Azken Ziaboga», iniciativa simbólica que consistiu em «remar em prol dos direitos das presas e dos presos bascos» e, em especial, dos catorze que têm doenças graves e incuráveis e, mesmo assim, continuam nas masmorras francesas e espanholas.

As pessoas que aderiram à iniciativa simularam uma regata no Boulevard donostiarra, sentando-se em seis filas de «traineiras», nas quais «remaram» com o propósito de «alcançar um cenário de soluções e paz em que todos os direitos humanos sejam respeitados». Nos passeios, muitos outros cidadãos aplaudiam e incentivam-nos na sua particular regata. Depois de «remar», atiraram várias bolas contra um centro penitenciário feito de cartão, para o derrubar, e libertaram uma infinidade de balões azuis.

Depois de várias actuações de bertsolaris, dantzaris e do vocalista dos Esne Beltza, Xabier Solano, os porta-vozes do Herrira Agustín Rodríguez e Nagore García reclamaram o fim da actual política penitenciária, «que não faz mais que gerar sofrimento», e ainda a libertação dos presos doentes, a derrogação da chamada doutrina «Parot» e o fim da dispersão».
Com esta «regata», ficou mais uma vez patente o amplo repúdio de Euskal Herria pela política penitenciária dos estados francês e espanhol, bem como a denúncia da sua crueldade. / Fonte: boltxe.info / Mais info: naiz.info e herrira.org / Vídeo: Regata pelos presos

Concentração e reuniões em Estrasburgo esta semana
Numa conferência de imprensa que decorreu em Donostia no sábado passado, o movimento Herrira fez saber que no dia 14 irá realizar uma concentração à porta do Parlamento Europeu. Para além disso, uma delegação do Herrira, composta por Beñat Zarrabeitia e Emile Martin, irá reunir-se, entre quarta e sexta-feira, com vários eurodeputados da Hungria, Portugal ou do Estado francês, entre outros, a quem vão transmitir a noção de que o Governo espanhol «levou ao extremo a política de excepção aplicada às presas e aos presos políticos bascos» - e referiram-se particularmente ao caso de Iosu Uribetxebarria.

Mobilizações no dia 15
Para dia 15, sábado, o Herrira convocou mobilizações para cidades e localidades mais pequenas, tendo salientado que a aplicação da «pena perpétua» [via doutrina 197/2006], a permanência dos reclusos doentes na prisão e a dispersão têm «consequências extremamente cruéis» e obedecem a uma política que «pretende impedir a saída da espiral de conflito». / Ver: Gara e herrira.org