sábado, 29 de setembro de 2012

Fascistas espanhóis impedem realização de conferência da esquerda abertzale na Universidade de Saragoça

Os incidentes provocados por nazi-fascistas espanhóis obrigaram à suspensão da conferência «El nuevo tiempo político en Euskal Herria» que a esquerda abertzale ia dar na quinta-feira à tarde numa sala cedida para esse efeito pela Universidade de Saragoça. Na véspera, associação de extrema-direita AVT tinha exigido ao reitor, Manuel López, que não apoiasse a realização da conferência, mas a convocatória manteve-se até ao último momento.

Contudo, nos corredores do edifício da Faculdade de Economia juntou-se um grupo de nazi-fascistas espanhóis (cerca de 50), que se opunham à realização da conferência.

A tensão foi aumentando e verificaram-se incidentes entre partidários da conferência (organizada pela Coordinadora por el Diálogo y la Negociación de Aragón) e nazi-fascistas espanhóis.

A conferência ia ser dada por Oskar Matute (Alternatiba/Bildu) e por Juan Kruz Aldasoro (esquerda abertzale/Sortu), que foram colocados numa sala anexa. O reitor, que foi insultado, apareceu para dizer que a conferência ia ser suspensa; a Polícia espanhola despejou as instalações sem deter qualquer nazi-fascista. / Fonte: SareAntifaxista e SareAntifaxista / Ver: Gara

Agressão de neonazis na Univ. de Saragoça

Fonte: AraInfo

Denunciam a «cumplicidade do reitor e da Polícia» no boicote à conferência sobre Euskal Herria
A Puyalon de Cuchas, organização política da esquerda independentista de Aragão, e o sindicato SOA-STA tornaram público um comunicado sobre «a gravíssima emboscada fascista que, incitada por AVT e UPyD e permitida pelo reitor da Universidade de Saragoça», foi montada a quem ia assistir a uma conferência sobre o novo tempo político aberto em Euskal Herria na universidade. (Ver: naiz.info)