quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Julgamento de dez jovens bascos: «Vamos transformar em força a raiva que sentimos»

Aitzol Arrieta, Iñigo Altzelai. Joserra Altzelai e Marian Zabaleta. Familiares e arguidos no sumário 16/10. O tempo ajuda a diluir as más recordações, embora ainda lhes seja difícil falar sem se emocionarem. Arranjam forças e conseguem relatar o momento da detenção, as torturas nas mãos da Polícia espanhola... e como todo isso condicionou as suas vidas e as das suas famílias. O seu desejo, que nenhum outro jovem de Euskal Herria tenha de passar por esse inferno.

Actualmente, há em Euskal Herria 75 jovens à espera de julgamento, depois de terem sido detidos, na maioria dos casos, em operações contra a juventude independentista. Precisamente, a Audiência Nacional espanhola vai ser o palco - entre 18 e 28 deste mês, da audiência oral contra dez jovens que foram presos em Hernani (Gipuzkoa) na madrugada de 31 de Março de 2009. Sete deles afirmaram ter sido torturados.

Acusados de pertencer à Segi, os arguidos incorrem em penas de prisão entre os sete e os nove anos. Entretanto, as suas famílias, amizades e grande parte do povo de Hernani apoiou-os totalmente. Manifestações de apoio incondicional que acompanham a exigência de que desapareçam para sempre os julgamentos políticos. / Ver entrevista em boltxe.info

Ertzainas entraram na herriko de Errekalde para retirar fotos de presos
Diversos agentes da Polícia Autonómica espanhola entraram ontem na Zohardia Kultur Elkartea, situado no bairro bilbaíno de Errekalde, para dali retirar as fotos dos presos políticos bascos do bairro.
De acordo com a informação avançada por habitantes de Errekalde, nove ertzainas - dois deles à paisana - entraram na herriko taberna e identificaram o trabalhador que ali se encontrava, tendo-lhe comunicado que seria acusado de... [um, dois, três:] enaltecimento do terrorismo e que seria constituído arguido.
Nos últimos meses, foi a quinta vez que a Polícia Autonómica espanhola entrou na herriko de Errekalde, com a intenção de dali levar as fotos dos presos. / Fonte: BilboBranka

Etsaiak - «Presoak S.O.S.»

Os Etsaiak são uma banda de Lekeitio (Bizkaia); o tema é do álbum Presoak SOS (1994). Hitzak / Letra