sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lekeitio: concentração de apoio a sete jovens que vão ser julgados na AN

No domingo, às 13h00, realizar-se-á uma concentração no Eskolape, em Lekeitio (Bizkaia), para apoiar os sete jovens que vão ser julgados na AN espanhola (a 20 e 21 de Setembro) na sequência dos incidentes ocorridos no Antzar Eguna de 2009. A mobilização é também uma forma de expressar o repúdio pelo julgamento.

Para além disso, será feita uma recolha de assinaturas, que serão entregues no julgado de paz na segunda-feira. Ontem, um grupo de cidadãos apresentou uma moção na Câmara Municipal, na qual, entre outras coisas, se fazia um apelo à participação na mobilização convocada para domingo.

No julgamento, que vai decorrer na semana que vem, o MP pediu uma pena de dois a três anos de prisão para cada jovem e uma multa de 120 000 euros. Para além destes sete arguidos, mais 64 cidadãos tiveram de ir depor ao tribunal de excepção espanhol.

No final de Agosto, um grupo de cidadãos chamou a atenção para todo este processo numa conferência de imprensa altamente concorrida. Na altura, lembraram que o Verão de 2009 foi um Verão «quente» em Euskal Herria, por causa do «caso» das fotos dos presos, com forte repressão por parte das forças policiais - e Lekeitio sentiu bem na pele os efeitos desse Verão quente de repressão sobre a solidariedade.

E afirmaram mesmo: «Para o Antzar Eguna [Dia do Ganso] de Lekeitio, dia bem conhecido em todo o País Basco, quando se junta uma verdadeira multidão, prepararam uma montagem policial».
«Em 2009, qualquer cidadão envolvido nos festejos foi agredido ou prejudicado. Isto é, qualquer pessoa que estivesse na rua podia ser detida», acrescentaram. E foi neste contexto que os jovens agora arguidos foram presos.

Os cidadãos da vila costeira biscainha consideram que «estes ataques e julgamentos» não têm lugar no momento que se vive em Euskal Herria» e «desejam uma paz assente na justiça e na verdade». «E ninguém irá passar por cima de nós», acrescentaram. / Fontes: lekeitio.hitza.info e Gara