sábado, 29 de setembro de 2012

Em Nafarroa Beherea, prosseguem as actividades da «desconquista»

O grupo Nafartar Naturalak, formado por pessoas de Baixa Navarra, tem vindo a organizar múltiplas actividades, em coordenação com a plataforma Nafarroa Bizirik, para assinalar o V centenário da primeira tentativa de recuperação da soberania do Reino de Navarra.

No fim-de-semana passado, em Garruze, promoveu uma homenagem aos garruztarrak que foram massacrados pelas tropas do castelhanas do coronel Villalba, em 1512, com a colocação de um monólito evocativo e uma conferência a cargo de Peio Monteano.

Para os próximos fins-de-semana também estão programadas diversas conferências (em Bastida e Donibane Garazi) e a projecção do filme Gartxot (na Zinemagela de Baigorri). Todas estas iniciativas, para além da importância intrínseca que possuem, são também uma espécie de prelúdio à jornada principal, que terá lugar no dia 14 de Outubro em Donapaleu, organizada pelo Deskonkista Kolektiboa [vídeo].
Na quarta-feira passada, foi apresentado o programa dessa jornada em Baiona. [Programa: kazeta.info e Nafarroa Bizirik] / Fonte: kazeta.info e Nafarroa Bizirik

Leitura:
«Balance: 1512-2012 Nafarroa Bizirik», de Patxi ABASOLO LÓPEZ (lahaine.org)
Un hermoso Auzolan. / Han transcurrido ya cuatro años desde que un grupo de personas, destacadas por su defensa del patrimonio cultural e histórico navarro, se dieran cita en la vieja Iruñea para hacer frente al reto que iba a suponer la Conmemoración del Vº Centenario de la Conquista de Nabarra.