sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Solidariedade com o povo palestiniano em San Mamés

A solidariedade com o povo palestiniano esteve presente no encontro que o Athletic Club de Bilbau e o Hapoel Kiryat Shmona disputaram ontem.

Convocada pela Euskal Herria Palestina Sarea e o grupo promotor do BDS de Bilbau, uma centena de militantes internacionalistas realizaram um intenso trabalho de divulgação e de denúncia antes e durante a partida de futebol, que serviu como montra e altifalante das exigências da campanha BSD - Boicote, Desinvestimentos e Sanções -, que é posta em prática, a nível mundial, por diversas organizações sociais, políticas, culturais e desportivas, para exercer pressão sobre o Estado de Israel, face à ocupação, bloqueio e violação dos direitos humanos que impõe ao povo palestiniano.

Nas horas que precederam o jogo, os membros da EH-Palestina Sarea distribuíram folhetos informativos e autocolantes nas imediações do Estádio de San Mamés, recebendo o apoio da maioria dos apoiantes que a pouco a pouco iam chegando ao estádio.

Durante o jogo, a solidariedade com o povo palestiniano foi visível nos vários sectores do campo, nomeadamente através da exibição de bandeiras palestinas, de cartazes apelando ao «Boicote a Israel» e de uma grande faixa numa das cabeceiras do estádio, em que se lia «Free Palestine». / Fonte: askapena.org / Fotos: Solidariedade com a Palestina (BDS_ Bizkaia)