segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Greba orokorra: os convocantes pedem aos cidadãos que venham para as ruas

Os sindicatos e organizações convocantes da greve geral desta quarta-feira reiteraram o seu apelo à participação na jornada de protesto contra as medidas económicas do Governo espanhol.

Numa conferência de imprensa que decorreu hoje em Bilbo, o secretário-geral do ELA, Adolfo Muñoz, acompanhado pela secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, reiterou o apelo à greve geral convocada por ambos os sindicatos para esta quarta-feira, dia 26, em Hego Euskal Herria, juntamente com outras organizações sindicais, como ESK, STEE-EILAS, EHNE, HIRU, CGT e CNT, e dezenas de agentes sociais.

O sistema, disse Muñoz, «quer gente dócil e atemorizada, não quer que se mobilize, e passa a sensação de que, façamos o que fizermos, isso não serve para nada. Mentira. Se não fizermos o que temos de fazer, vão-nos esmagar», afirmou. / Ver: naiz.info

Ainhoa Etxaide: «Recebemos Patxi Lopez com uma greve geral e despedimo-nos dele com outra»
A secretária-geral do sindicato LAB apresenta as razões da greve geral desta quarta-feira e afirma que tanto Patxi Lopez como Yolanda Barcina «são responsáveis por grande parte dos cortes aplicados nos últimos anos no País Basco Sul». (Info7 Irratia)

Os trabalhadores da Agencia Navarra de Emergencias dão uma lição de solidariedade de classe
Confrontados com a impossibilidade de aderirem à greve geral desta quarta-feira devido aos serviços mínimos excessivos, um grupo de trabalhadores da Agencia Navarra de Emergencias pôs em prática uma iniciativa bastante original e, sobretudo, bastante solidária. Os trabalhadores decidiram que quem quiser aderir à greve, fá-lo abdicando da parte do salário que lhes seria descontada se fizessem greve, e destinando-a à Asamblea de Parados y Paradas de Iruñerria e ao refeitório social Paris 365. (Info7 Irratia / Vídeo: ateakireki.com)

Mari Carmen García [SAT]: «É preciso ser subversivo e insubmisso contra todos os cortes que nos propõem»
A responsável do comité nacional do Sindicato Andaluz de Trabajadores (SAT) deslocou-se a Euskal Herria para participar nas marchas do LAB de apelo à greve geral de dia 26 de Setembro em Nafarroa e em Ermua (Bizkaia). Mari Carmen García lembra que na Andaluzia as centrais sindicais e os colectivos sociais estão a convergir com vista à convocatória de uma greve geral contra as políticas dos governos. / Entrevista de Juanjo Basterra (Gara)