domingo, 30 de setembro de 2012

Depois do Kukutza e do Patakon, despejam o gaztetxe Uztaldi, em Santutxu

O gaztetxe Uztaldi, situado no número 14 da Rua Iturriaga, em Santutxu (Bilbo), foi despejado esta sexta-feira por agentes da Ertzaintza, depois de o dono do imóvel ter apresentado uma queixa por ocupação ilegal.
Os agentes começaram a intervir às 8 da manhã, numa altura em que não havia ninguém no interior do espaço, e ergueram um muro de tijolos à volta do edifício.

As pessoas que ali costumavam realizar actividades não tiveram oportunidade de recuperar o material que tinham lá dentro. O gaztetxe foi inaugurado no passado dia 13 de Julho.
Perante isto, a Gazte Asanblada de Santutxu, que se ia reunir precisamente na sexta-feira para decidir o plano de trabalho da nova temporada, convocou uma manifestação para as 20h00, com início na Praça Karmelo.

Apoio aos jovens
O grupo municipal do Bildu em Bilbo denunciou o despejo e o encerramento do Uztaldi. Num comunicado, a vereadora Aitziber Ibaibarriaga afirmou que é «inaceitável» e «vergonhoso» que se permita manter os espaços vazios e que depois se mande os polícias quando a juventude decide dar-lhes uso, para cobrir as necessidades culturais do bairro que a Câmara Municipal não satisfaz.

Por outro lado, o Conselho da Juventude de Euskadi (EGK) reivindicou o trabalho que é realizado nestes espaços, referindo que os gaztetxes são «espaços de organização e participação activa juvenil comprometidos com a transformação social e que promovem alternativas ao ócio consumista». (Gara)

VER: «[Fotos] A polícia autónoma espanhola despeja o Gaztetxe de Santutxu» (boltxe.info)

[Bideoa] «Uztaldi Gaztetxea hustu eta hormatu dute» (BilboBranka)