De acordo com a informação divulgada pelo portal Ateak Ireki, as máquinas enviadas pelo Município de Iruñea entraram novamente, hoje de manhã, nas hortas de Aldaya, em Arantzadi. As máquinas entraram acompanhadas por forte dispositivo da Polícia Municipal, que as protegiam e lhes abriam caminho. Os polícias, para além de expulsarem os activistas que ali se encontravam, também tentaram obstruir o trabalho dos jornalistas.
Duas pessoas subiram para uma máquina e, de acordo com algumas testemunhas, foram detidas. Viveram-se momentos de tensão.
Enquanto os membros da iniciativa Arantzadi Auzolanean estavam cercados por polícias, diversos técnicos faziam medições, para então se dar início à destruição das hortas colectivas.
A Câmara de Iruñea tem intenção de ali construir um parque municipal e um centro de interpretação das hortas, e, para esse efeito, está a destruir as hortas populares. Nas últimas semanas, tem havido muitos protestos e foram detidas várias pessoas. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria / Fotos: Berria
As hortas arrasadas pela quarta vez
Fonte: ateakireki.com