segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Enchente no Victoria Eugenia para ver um filme sobre presos políticos bascos

A Zinez, produtora do documentário sobre presos políticos bascos Barrura begiratzeko leihoak [Janelas para o Interior], programou duas sessões privadas do filme no Victoria Eugenia, espaço que alugou à Donostia Kultura. A primeira sessão começou às 19h00 e a segunda às 21h00, ambas completamente esgotadas.

Os cinco realizadores do documentário – Eneko Olasagasti, Mireia Gabilondo, Josu Martinez, Txaber Larreategi e Enara Goikoetxea – estiveram presentes no local, onde agradeceram a todas as pessoas que tornaram possível este projecto.

O delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, depois de ter conhecimento das sessões programadas, enviou hoje mesmo uma carta ao autarca de Donostia, Juan Karlos Izagirre, e outra ao procurador-geral da AN espanhola.

Urquijo avisou Izagirre que a cedência do espaço «poderia violar vários normas incluídas nas Leis de reconhecimento e protecção às vítimas do terrorismo». [Vira o disco e toca o mesmo. Mais a distração do Povo...]

Por isso, exigiu-lhe que «impedisse a exibição do documentário em qualquer dependência municipal».

Por outro lado, o delegado do Governo na CAB pôs a Audiência Nacional espanhola ao corrente dos factos, pedindo-lhe que proibisse a exibição do filme.

Recorde-se que em Junho último PNV, PSE e PP se uniram na Câmara Municipal donostiarra para impedir que a Autarquia apoiasse financeiramente o projecto cinematográfico, como era sua intenção. Depois disto, a Zinez renunciou à ajuda municipal e pediu aos cidadãos que colaborassem, por forma a concluir o documentário em que são protagonistas Irati Tobar, Jon Ugarte, Mikel Albisu, Gotzone López de Luzuriaga e Jesús Mari Zalakain. / Fonte: naiz.info / Ver também: Gara 

Barrura begiratzeko leihoak

[Trailer]