quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Julgamento: os polícias não conseguem provar a ligação dos arguidos à organização juvenil Segi

No âmbito do julgamento de dez jovens de Hernani e Urnieta, acusados de pertencer à Segi, que está a decorrer na Audiência Nacional espanhola, hoje (terceira sessão) começaram a prestar depoimento agentes da Polícia espanhola, que se apresentam enquanto «peritos», pese embora terem participado na operação e nas buscas.

Respondendo a questões colocadas pelo advogado de defesa Iñigo Iruin, um dos agentes não soube indicar onde se encontravam os jovens nas primeiras horas após as detenções. É que, precisamente, a grande maioria dos arguidos disse ter sido sofrido maus tratos nas instalações policiais nesse período de tempo.

Os polícias tentaram sempre escapar às perguntas relativas a tortura e maus tratos sobre os detidos. Também negaram saber que vários polícias foram imputados pela alegada prática de maus tratos no Tribunal de Donostia.

Nas duas primeiras sessões, os jovens negaram ter pertencido à Segi e participado nas diversas acções de que são acusados. De uma ou de outra forma, todos disseram ter sido submetidos a maus tratos.
Para hoje à tarde, previa-se que os polícias continuassem a depor. / Fonte: naiz.info

Jovens de Lekeitio: julgamento concluído depois de acordo entre MP e defesa
O julgamento dos sete jovens detidos em Lekeitio (Bizkaia) na sequência dos incidentes ocorridos no Antzar Eguna de 2009 começou e terminou hoje na AN espanhola, depois de o Ministério Público e a defesa terem chegado a acordo.

Nos termos do acordo, os arguidos são condenados a um ano de pena suspensa, em liberdade condicional, e cada qual fica «inabilitado» durante quatro anos. Entre todos, têm ainda de pagar ainda 32 000 euros em compensações. [Nas várias notícias que lemos sobre o acordo, não há menção à lamentável presença da Ertzaintza naquele Dia do Ganso na localidade costeira biscainha.] / Fonte: lekeitio.hitza.info

Ver também: «Julgamento de habitantes de Lekeitio na sequência da carga no Antzar Eguna de há três anos» (lahaine.org)
Depois da brutal carga da Ertzaintza no Antzar Eguna de Lekeitio, há três anos, sete jovens bascos foram detidos e incriminados. O Bildu manifestou a sua solidariedade e apoio aos arguidos e seus familiares, exigindo ao Estado espanhol que acabe com este tipo de julgamentos políticos. [Vídeo]