terça-feira, 11 de setembro de 2012

Da História para o presente, a Ribera navarra não se rende

Há 500 anos, Tutera abria as suas portas aos estrangeiros que tinham sitiado um dos castelos mais fortes de Navarra. As tropas castelhanas de Fernando atravessaram a ponte sobre o Ebro ao mesmo tempo que aos reis Juan e Catalina chegava a carta dos tudelanos a pedir o auxílio das tropas navarras: «quieran vuestras altezas hallar más poblada esta su ciudad de nuestros hijos que no de extranjeros», concluía a missiva.

Para recordar esta data, mais de 600 pessoas juntaram-se no domingo na capital da Ribera com os lemas «La Ribera no se rinde» e «Conquistados, pero no vencidos». Em ambiente de festa, percorreram a Parte Velha de Tutera entoando diversas canções em euskara e fazendo ouvir palavras como «Independentzia» ou «Nafarroa bizirik». A kalejira ia acompanhada por um grupo de zanpanzar e outro de dantzaris de Fustiñana, e nela seguiam diversas bandeiras de Navarra com o nome das localidades da Ribera. O cortejo iniciou-se na Praça do Liceu e percorreu pontos-chaves como a Praça Velha (junto à catedral), a Praça dos Foros, Castel Ruiz ou a de San Nicolás.

Junto ao coreto da Praça dos Foros, o tudelano Santi Lorente leu um comunicado em que evocou os acontecimentos vividos há 500 anos, que «marcaram e marcam a nossa história», apesar de «alguns insistirem em esconder a verdadeira natureza da conquista armada». Lorente referiu que «a nossa espanholidade foi imposta» e que [os navarros] «foram submetidos a ferro e fogo pelos exércitos invasores, torturados, assassinados; as mulheres foram violadas, chamaram-lhes bruxas»; por isso «queremos restituir a dignidade arrebatada a todas aquelas vítimas», disse. Os participantes reclamaram a sua «soberania enquanto navarros» e afirmaram manter-se «fiéis à defesa de Navarra, da sua liberdade e verdadeiros foros. Não nos rendemos, nem havemos de render até vermos esta terra livre de exércitos e governos estrangeiros», concluíram. / Fonte: Diario de Noticias via Sanduzelai Leningrado

O Parlamento de Nafarroa contra o incentivo à aprendizagem do euskara
Numa Reunião de Porta-vozes, UPN e PP rejeitaram uma declaração institucional apresentada pelo Bildu de incentivo à aprendizagem do euskara. NaBai e Ezkerra apoiaram a proposta; o PSN absteve-se.
Na declaração proposta pelo Bildu afirma-se que o Parlamento de Nafarroa irá «garantir a sobrevivência do euskara» e, ainda, que possui a vontade e a vocação para que o maior número possível de navarros aprenda a língua. Diz-se também que o Parlamento incentiva os cidadãos a matricularem-se nos euskaltegis [para assim aprenderem euskara]. / Fonte: Berria