quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O juiz dá ordem de prisão a Imanol González

O juiz Pablo Ruz deu ordem de prisão a Imanol González Pardo, detido na terça-feira em Balmaseda (Bizkaia) pela Ertzaintza e hoje levado até à Audiência Nacional espanhola, depois de passar dois dias incomunicável.

O jovem recusou-se a depor. Disse, contudo, que foi tratado de forma correcta enquanto esteve incomunicável, mas que ameaçaram deter os seus familiares. O juiz acusa-o dos crimes de «tentativa de estragos terroristas» e «posse de substâncias e artefactos explosivos». Acusa-o da colocação de um artefacto caseiro na parte inferior de um autocarro estacionado em Lanestosa (Bizkaia) durante a greve geral de 29 de Março. / Notícia completa: naiz.info [Eutsi gogor!]

Igor Urresti continua incomunicável em poder da Polícia espanhola
Jon Igor Urresti Osa, detido ontem em Ondarroa, continua incomunicável em poder da Polícia, acusado de «colaboração com organização terrorista». O Torturaren Aurkako Taldea [Grupo contra a Tortura] afirmou que Urresti corre «grave perigo de ser torturado». Exigiu que tanto Urresti como Imanol González, detido na terça-feira acusado de uma sabotagem durante a greve de Março, «compareceram imediatamente perante um juiz». González foi hoje conduzido à presença do juiz mas Urresti continua em instalações policiais. (Ver naiz.info)