terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Ertzaintza prendeu um jovem de Balmaseda por causa da Greve Geral de Março

Da mesma forma que os sindicatos e agentes sociais bascos que convocaram a Greve Geral para o próximo dia 26 estão a aquecer os motores para que esta venha a ser massiva, fica-se com a sensação de que a polícia autónoma espanhola também está a aquecer os motores e a lançar avisos com vista à jornada de greve, convocada por todos excepto os habituais esquiroles CCOO, UGT e, naturalmente, o PNV.

A detenção do jovem foi efectuada hoje às sete da manhã em Balmaseda (Bizkaia) por agentes da Divisão Antiterrorista e de Informação da Ertzaintza quando o aquele saía de sua casa, tendo sido efectuadas buscas em três imóveis relacionados com o detido. A AN espanhola acusa-o de ter participado numa sabotagem.

Em qualquer caso, no dia 26 Euskal Herria estará em greve contra a ofensiva lançada pelo governo de extrema-direita de Madrid, e será seguramente um enorme êxito. É por saberem isso que começam a lançar «avisos aos navegantes». Será um enorme êxito - repetimos -, por mais que se esforcem os «furas» da CCOO e da UGT, os partidos espanhóis e o da direita regionalista. / Fonte: boltxe.info

«A esquerda abertzale reclama o fim da "perseguição política" aos seus militantes»
A esquerda abertzale desafiou o Governo espanhol e o PSE, como responsável do Departamento do Interior de Lakua, a desactivarem «todas as medidas e instrumentos políticos, policiais e judiciais de guerra e de excepção e a redireccioná-los para a via das soluções e da paz». (ver naiz.info)

Greba martxa: Iruñerria a caminho da greve!

A marcha do sindicato LAB pela Comarca de Pamplona começou ontem, percorrendo o Ensanche (Iruñea), Burlata, zona industrial de Areta, Uharte, Atarrabia e Burlata, onde os participantes passaram a noite num acampamento (Plaza de las Askas). A Polícia Nacional apareceu ao fim da noite e identificou todas as pessoas acampadas, levando ainda uma para a esquadra para ser identificada.
Hoje de manhã, a marcha partiu de Burlata em direcção a Sarriguren e a Mendillorri. Para as 14h00 estava prevista uma concentração de protesto frente ao Departamento de Bem-estar Social. / Fotos: Greba martxa Iruñerrian

«A Polícia espanhola provoca tensão no acampamento da Greba Martxa» (BurlataHerria)

Fonte: ateakireki.com