sábado, 13 de outubro de 2007

O fascismo não passou!


Na semana passada, o presidente do PP espanhol, Mariano Rajoy, lançou um vídeo na internet incitando à comemoração do dia nacional espanhol, 12 de Outubro, como uma grande demonstração de espanholidade em todo o território.


A Falange Espanhola, organização fascista, apelou a uma manifestação na cidade basca de Donostia [São Sebastião] pela "Espanha una e indivisível". E na verdade, como não há muita gente que se sinta espanhola no País Basco, tiveram de enviar várias camionetas de outros pontos do Estado espanhol.


A manifestação fascista estava marcada para a tarde. Mas a resposta não se fez esperar. Depois de vários dias de mobilização, movimentos da esquerda basca organizaram um festival antifascista na zona onde iria passar a Falange. Perto da hora marcada, a polícia basca começou a dispersar os antifascistas e parecia que se abriria uma passadeira vermelha para receber os fascistas espanhóis.


Mas não. A polícia bem tentou. Usou todos os meios ao seu dispor, naturalmente repressivos. Mas a população não arredou pé. Também com todos os meios ao seu dispor combateu a polícia para impedir a entrada dos fascistas no centro da cidade. Levantaram-se barricadas: contentores a arder, autocarros cruzados no meio da estrada, lançamento de pedras e de foguetes.


A batalha campal paralisou o trânsito e o comércio durante várias horas e os fascistas, cada vez mais aborrecidos, já desabafavam: "voltaremos com o exército!" Parados numa auto-estrada, à entrada de Donostia, viam os seus objectivos fracassados pela acção pronta do povo basco.

Chegaram a desfilar muito depois numa zona afastada do centro da cidade e protegidos por uma forte escolta policial. E partiram como chegaram. Protegidos por uma forte escolta policial.

Mais informações:
Reportagem
Fotografias