terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Estado espanhol continua a contribuir para o conflito


  • A Audiência Nacional espanhola autorizou que se use a força, nomeadamente sedativos, para alimentar Iñaki de Juana Chaos contra a sua vontade. O Estado espanhol mostra assim o seu mais profundo desrespeito pela luta do preso político basco. Em vez de satisfazer a reivindicação de Iñaki revogando a pena de prisão de 12 anos - por ter redigido 2 artigos de opinião para um jornal - prefere utilizar a força.


  • Foi também a Audiência Nacional que impediu que Iñaki de Juana Chaos estivesse com a sua mãe antes do seu falecimento. Um facto também com importância política já que até o regime franquista deu, em determinados momentos, autorização a exilados políticos para que pudessem assistir aos últimos momentos de vida dos familiares mais chegados.


  • O processo 18/98 chega também à sua recta final. 53 cidadãos bascos são acusados de "terrorismo". As penas oscilam entre os 19 e os 4 anos de prisão.

  • O Batasuna apresenta amanhã uma proposta de paz para a resolução do conflito.

  • Para sábado está marcada uma manifestação nacional do movimento juvenil da esquerda independentista como resposta às 19 prisões efectuadas a dirigentes da organização Segi.