terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Presos políticos bascos iniciam luta pela amnistia e pela autodeterminação!



O EPPK, Colectivo de Presos Políticos Bascos, iniciou ontem uma nova luta pela amnistia e pela autodeterminação. Na maioria das prisões espanholas e francesas, os presos bascos encontram-se imersos numa nova dinâmica de luta para que se supere o bloqueio que o Estado espanhol leva a cabo contra o processo de paz. De 12 a 18 de Fevereiro, os presos políticos farão a "semana da propaganda", na semana de 19 a 25 será feita uma greve de comunicações. No dia 25 de Fevereiro, a luta culminará com uma manifestação que terá o apoio dos presos.

O EPPK solidariza-se com a luta de Iñaki de Juana Chaos, há 92 dias em greve de fome e exige a sua libertação imediata.

Os integrantes do EPPK reafirma a "Euskal Herria e a todos aqueles que trabalham pelos presos, para que reivindiquem com mais força pela autodeterminação e pela amnistia". "Euskal Herria deve viver e a luta é o caminho!"

O EPPK é composto por cerca de 600 cidadãos bascos dispersos por um total de 81 prisões: 32 do Estado francês, 45 do Estado espanhol e as 4 localizadas em território basco.

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria reafirma a sua solidariedade com os presos políticos bascos. Pela autodeterminação e pela amnistia, a luta é o caminho!

Assina o abaixo-assinado em solidariedade com o povo basco em http://www.petitiononline.com/aseh2007
Assina o abaixo-assinado em solidariedade com a organização juvenil SEGI em http://aurrera.gaztesarea.net/index_cas.html