Documentário e debate sobre o País Basco. Com a presença de um activista basco da organização Askapena. De seguida, jantar. Dia 27 de Abril, Sexta-Feira, às 18 horas, na Taberna Ocupada p'la Cultura na Amadora (TOCA*). Organizado pelo MARCHA e pela ASEH. Não faltes!
O povo basco é um dos mais antigos da Europa, com uma das línguas mais antigas. Nunca se resignou às sucessivas ocupações. Foi independente através do Reino de Navarra. Depois, ocupado pelos Estados espanhol e francês, iniciou uma dura luta pela liberdade.
Hoje, apesar da queda do franquismo, o País Basco vive uma situação de excepção. Existem mais de 700 presos políticos em cadeias espanholas e francesas. Foram assassinadas centenas de pessoas. Há partidos políticos ilegalizados. Organizações juvenis proibidas. Jornais e rádios encerrados. Manifestações brutalmente reprimidas. O direito à autodeterminação não reconhecido pelos Estados espanhol e francês.
Uma realidade tão próxima como longínqua . Apesar da proximidade geográfica, as notícias sobre o País Basco são manipuladas. Pouco se sabe em Portugal do que se passa com o povo basco. Por isso, tão longe de uma realidade violenta. Onde semanalmente se prendem e torturam cidadãos pelo simples facto de lutarem pela liberdade do seu povo. Daí a importância de todos nós conhecermos a verdade do que lá se passa.
*A TOCA encontra-se perto da estação de comboios da Amadora. Na Rua Miguel Bombarda, na freguesia da Mina. Nas traseiras dos Bombeiros Voluntários da Amadora.