segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Mais de 20 presos palestinianos feridos em inspecções violentas na cadeia de Ofer

Os guardas entraram nas celas e atacaram os presos palestinianos no centro de detenção de Ofer, perto da cidade de Ramallah (Cisjordânia ocupada), revelou este domingo a Sociedade dos Presos Palestinianos (SPP), acrescentando que confiscaram todos os equipamentos eléctricos aos presos e destruíram os seus pertences pessoais como uma medida punitiva.

A acção dos guardas prisionais em Ofer ocorreu poucos dias depois de Daoud Talaat Khatib ter falecido de ataque cardíaco naquele cárcere. Previa-se que Khatib fosse libertado a 4 de Dezembro deste ano, pelo que a sua morte, a poucos meses da libertação, gerou grande revolta entre os prisioneiros palestinianos.

Roubo de terras
Por outro lado, as autoridades israelitas declararam este sábado que se apropriaram das ruínas bizantinas de Deir Samaan, localizadas a noroeste da localidade palestiniana de Kufr al-Dik, na província de Salfit. De acordo com o Palestinian Information Center, a área visada, com 57 metros quadrados, está registada com a designação de sítio arqueológico de Khirbet Deir Samaan e tem vindo a ser cercado por unidades habitacionais de colonatos. (Abril)