sexta-feira, 24 de março de 2006

Comunicado da Mesa Nacional do Batasuna

Numa declaração dirigida ao País Basco, aprovada em reunião extraordinária pela Mesa Nacional do Batasuna e lida hoje em Iruñea em euskara, francês e castelhano, apoia a "aposta valente e decidida" da ETA ao anunciar o cessar-fogo, que na sua opinião "demonstra e sustenta a absoluta vontade" da organização armada "na sua aposta por procurar a paz e a democracia para todo o povo basco".


A Mesa Nacional entende que a decisão da ETA "se regista no contexto político marcado pela crise evidente da actual situação política que divide o nosso povo", pelo que insta à "superação de esquemas políticos do passado" para abordar "a oportunidade que se nos apresenta".

Assinala como construtores desta oportunidade os "cidadãos e cidadãs bascas e muito especialmente os militantes da esquerda independentista" pelo seu trabalho "nas instituições, na rua, nas prisões ou no exilio", e pede aos Estados espanhol e francês que "assumam agora as suas próprias responsabilidades" e "respondam de maneira imediata e de forma construtiva e positiva a esta conjuntura histórica".

A Mesa Nacional fez também um apelo "ao conjunto de forças políticas, sociais e sindicais do País Basco" por entender que "a bola está em poder de todos e em jogo, não há lugar para a desculpa ou para o interesse partidário", e fixou como "tarefa imediata a marcar" a de "acordar as bases, principios e compromissos para se pôr em marcha a Mesa de Solução".

"Sem pressas mas sem paragens, construir essa Mesa de Solução é um objectivo que deve construir-se sem a exclusão política ou territorial e com o respeito pelos direitos políticos e civis de todas as partes", assinala a declaração.

Conflito europeu

Por outro lado, o Batasuna entende que "o conflito político basco é um conflito europeu", pelo que apela à comunidade internacional "para que com a sua presença e ajuda garanta a irreversibilidade e o êxito do processo democrático", ao mesmo tempo que insta a sociedade basca "para que se mantenha activa neste processo".

O texto assegura também que "o Batasuna vê o futuro com confiança e seneridade. Ninguém nos vai oferecer nem solucionar nada. Corresponde ao povo basco continuar lutando e trabalhando para que o processo de soluções que temos de construir seja capaz de ir à raiz do conflito e dote de uma solução global, justa, compartilhada e duradoura o conjunto do País Basco".

Assim, afirma que o Batasuna assume o "compromisso de continuar a trabalhar com honestidade e discrição, mas sem secretismos" por uma solução que possibilite "a construção de um cenário democrático onde seja única e exclusivamente a vontade popular quem demonstre o nosso futuro como povo", e para a qual é consciente de que "falta um longo caminho".

Gara.net