domingo, 5 de março de 2006

A revolta alastra-se após a notícia da morte de dois presos políticos independentistas


"Porém, há aqueles que lutam toda a vida. Esses são os imprescindiveis." Bertolt Brecht

Vivem-se momentos dramáticos no País Basco. Dois presos políticos bascos tombaram nas prisões espanholas.

Quatro dias depois da morte de Igor Angulo, que apareceu morto na sua cela na prisão da Cuenca, o preso de Portugalete, Roberto Sáiz, faleceu de um infarte ontem em Aranjuez, semanas depois de ter alertado os médicos da dor que sentia no peito. Após a divulgação da notícia milhares e milhares de pessoas sairam às ruas no País Basco contra a política penitenciária do Estado espanhol. As manifestações proibidas pelo Governo espanhol resultaram em múltiplas cargas policiais. A Ertzaintza, para além do mais, arremeteu contra milhares de pessoas que homenageavam em Gasteiz os operários mortos no dia 3 de Março de 1976, detendo o porta-voz da associação e provocando vários feridos.

Desconhecidos atacaram duas caixas automáticas em Pamplona ao lançarem cocktails molotov. Na noite passada a escalada de luta nas ruas aumentou no País Basco. A polícia municipal de Bilbau foi atacada com cocktails assim como bancos em Ondarroa e em Gasteiz.

Em Gasteiz vários contentores incendiados barricavam as ruas enquanto as polícia era atacada. A polícia carregou violentamente sobre os manifestantes.

Em Portugalete, localidade donde era Sáiz, os agentes carregaram sobre uma manifestação em que participavam 1500 pessoas. A actuação policial originou confrontos na Zona Velha que posteriormente se extendeu ao centro da localidade.

Milhares de pessoas nas ruas entre cargas policiais
Comunicado da ETA
Polícia basca reprime actos a favor das vitimas da dispersão e do 3 de Março
Ministério do Interior proibe mobilizações e ordena cargas policiais
Sucedem-se as sabotagens e a luta nas ruas reforça-se
A polícia francesa prende Xabier Lareki