quarta-feira, 26 de abril de 2006

ASEH comemora Abril e luta do povo basco




A participação de milhares e milhares de pessoas marcou o desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974. Entre centenas de organizações, a ASEH percorreu a Avenida da Liberdade sob o aplauso dos assistentes que se acumulavam nas sombras dos passeios. Acompanhando-nos, os companheiros bascos do Batasuna, da Askapena, da Etxera e da Askatasuna homenagearam também a Revolução de Abril e a luta dos portugueses por uma sociedade mais justa.

De seguida, um jantar de solidariedade com a luta do povo basco reuniu cerca de 70 pessoas. As intervenções dos companheiros bascos foram acompanhadas com aplausos, demonstração de carinho para com todos os que lutam contra a opressão dos Estados espanhol e francês. Perante a notícia do falecimento de Jokin Gorostidi, todos se levantaram para o homenagear.

Nos próximos dias, como noticiado, estaremos em debates na Univ. de Évora; na FCSH - Universidade Nova de Lisboa; na Cooperativa Gesto, em Miragaia, no Porto; no Museu República e Resistência em Lisboa e estaremos no desfile do 1º de Maio em Lisboa convocado pela CGTP que partirá do Estádio 1º de Maio rumo à Cidade Universitária, onde teremos a nossa "herriko taska" com materiais, comida e bebida.