sexta-feira, 21 de abril de 2006

ASEH inicia semana de luta e de esclarecimento solidários com o povo basco

O dia 25 de Abril configura uma data importante para o povo português. O conjunto de lutas que o povo português travou contra o fascismo deu frutos naquela madrugada de 1974. O processo revolucionário que daí se desenvolveu foi um dos mais profundos que a Europa Ocidental conheceu desde a Comuna de París. A classe trabalhadora encetou um largo caminho rumo à sua própria autodeterminação, rumo a um futuro construido pelas suas próprias mãos. Infelizmente, as forças reaccionárias travaram e trairam o povo português. A direita que contamina o Estado português apoderou-se de novo do poder económico e, consequentemente, do poder político. Os ataques à Constituição da República Portuguesa nascida na Revolução de Abril, os ataques ao Estado ao serviço da população, a subserviência às orientações capitalistas da União Europeia, e demais instrumentos do imperialismo e a degradação da independência nacional são problemas que nos devem mobilizar para a luta.

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) participa nessa luta. Apelamos a que todos participem connosco e com o povo português na Avenida da Liberdade na homenagem à Revolução de Abril. No dia 25 de Abril, às 14h30, manifestar-nos-emos por Portugal e Euskal Herria independentes e socialistas. A decisão do futuro dos povos deve estar nas mãos de todos nós e não nas mãos de um punhado de oligarcas.

A ASEH inicia também no dia 25 de Abril uma série de acções solidárias com o povo basco. Estas acções culminarão no 1º de Maio, momento alto não só da classe trabalhadora portuguesa mas também dos trabalhadores de todos os países. Estarão connosco companheiros da Askapena, da Askatasuna e do Batasuna.

Acções de luta e de esclarecimento (actualizaremos os dados que faltam):

24 de Abril
- Conferência de imprensa em frente à embaixada do Estado espanhol, 16.30

25 de Abril
- Desfile na Av. da Liberdade, 14.30
- Jantar no Clube Estefânia, 20.00

27 de Abril
- Debate sobre a luta do povo basco na Universidade de Évora, 16.30

28 de Abril
- Debate sobre a luta do povo basco na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), 15.00

29 de Abril
- Debate sobre a luta do povo basco em Miragaia, na cooperativa Gesto, às 21h30, com a presença do jornalista Rui Pereira

30 de Abril
- Debate sobre a luta do povo basco no Museu República e Resistência, 16.30, seguido de jantar

1 de Maio
- Desfile com partida no Estádio 1º de Maio e fim na Cidade Universitária
- Banca com materiais de solidariedade, com comida e bebida na Cidade Universitária