quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Dia do Combatente - Gudari Eguna



Ontem, 27 de Setembro, cumpriram-se 30 anos das execuções dos militantes da ETA Txiki e Otaegi, com mais três activistas da FRAP, sob a mão do regime franquista. Desde aquele dia e nessa mesma data, todos os anos se comemora em Euskal Herria o Gudari Eguna (Dia do Combatente) por aqueles voluntários e militantes bascos "que deram a sua vida na luta por Euskal Herria".

Em todos os actos celebrados ontem recordaram-se todos eles, desde o primeiro militante da ETA falecido, Txabi Etxebarrieta, até ao último, Imanol Gómez. Mas, com motivo do 30º aniversário, houve uma lembrança especial de todos os fuzilados por ordem de Franco.

Tochas com "a chama do fogo que simboliza a luta deste povo", ramos de flores e pancartas com as faces "dos voluntários pela liberdade caídos na luta" tomaram as ruas bascas.

Pela manhã, os centros de ensino foram cenário de mobilizações e a de Errnteria-Orereta saldou-se com duas detenções. Dois jovens de 20 e 24 anos foram presos pela Ertzaintza acusados de "enaltecimento do terrorismo e desordem pública". Segundo o Departamento do Interior, os jovens foram detidos depois de terem, numa manifestação, "lançado pedras" a uma dotação da Ertzaintza e "proferido gritos de apoio à ETA". Ficaram livres depois de presentes perante o juiz.

Em Hernani 200 estudantes realizaram uma manifestação e em todos os centros de Sestao realizaram-se concentrações. Em Zizur foram 50 os que se mobilizaram, igual número que no instituto gasteiztarra Koldo Mitxelena, onde realizaram um corte de estrada. No centro gasteiztarra Ikasbidea, como em Zarautz, foram 30 os estudantes mobilizados.

Pela tarde, os actos e mobilizações estenderam-se a todas as localidades. Em Biscaia, centenas de cidadãos acorreram às manifestações. Em Bilbau, mais de 450 pessoas, em Barakaldo foram 160, em Markina 90, em Zalla 70, em Lemoa e Derio 50, em Durango 90, em Txorierri 30, em Basauri 75, em Laudio 120, em Guernica e Bermeo 60, em Algorta 200. Em Zornotza onde a Ertzaintza identificou três pessoas que instalavam pancartas manifestaram-se 100 pessoas.

Em Gasteiz não houve problemas durante o acto e a posterior manifestação que, sob a vigilância da Ertzaintza, reuniu mais de um milhar de pessoas. 42 pessoas concentraram-se em Otxandio.

Em Baiona 70, em Hendaia 40 e Baigorri 15. Em Navarra, Iruñea foi cenário de uma manifestação na qual participaram 600 pessoas. Em Altasu foram 75, em Tafalla 30 e em Leitza 40.

Guipuscoa foi a região onde a Ertzaintza se empenhou mais em obstaculizar o Gudari Eguna. Em Arrasate 600 pessoas sofreram uma carga da Ertzaintza enquanto se realizava um acto de homenagem. Dezenas foram retidos e identificados. Em Tolosa, a Ertzaintza também quis impedir a manifestação mas os 150 manifestantes terminaram a marcha. Em Donostua foram mais de 200 os manifestantes, 40 em Aretxabaleta, 33 em Getaria, 500 em Hernani, 100 em Andoain, 800 em Orereta, 15 em Segura, 200 em Zarautz, 200 em Eibar e 100 azpeitiarras marcharam até Nuarbe, onde perante a casa de Otaegi homenagearam "todos os gudaris".

No contexto do Gudari Eguna o Batasuna fez questão de frisar que "Euskal Herria existe graças à luta".

Gara.net