quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Joseba Sarrionandia



Ao chegar à cabine de visitas, o funcionário disse-lhe:
- Se falam em basco interrompe-se a comunicação.
Esperou um pouco. Chega o filho, delgado, com o cabelo curto, moreno, apesar de tudo, sorridente. Ao sentar-se, põe a mão contra o vidro, com os dedos estendidos; o filho disse algo que a mãe não ouviu. O funcionário, todavia, não pressionou o interruptor que permite que a voz chegue de um lado ao outro.
- Extean zer moduz, ama? (Que tal em casa, mãe?)
Agora sim, ouviu-o:
-Ondo, oso ondo...(Bem, muito bem...)
E parou olhando os lábios do rapaz, movem-se, mas não se ouve nada.
-Fica interrompida a comunicação por falar em basco.
O filho estende novamente os dedos sobre o vidro, a mãe quer dar-lhe a mão, mas não consegue tocar mais que o vidro liso e frio...

Em busca do País Basco

Quem é Joseba Sarrionandia?

Escritor e poeta basco em euskera nascido em Iurreta (Biscaia). Estudou filologia basca e foi professor de fonética na Universidade Nacional à Distância. O seu primeiro livro de poemas foi Izuen Gordelekuen Barrena (Dentro dos esconderijos dos medos). Em 1980 foi detido pela sua militância na ETA e em 1985 fugiu da prisão. Desde então anda fugido pelo mundo escrevendo e mandando livros. A sua influência na literatura em euskera é basilar e muitos dos seus livros foram número um de vendas entre os falantes de basco. Entre as suas obras destacam-se Narrazioak (Narrações), Atabala eta euria (O tambor e a chuva), Ifar aldeko orduak (As horas do norte), Ez gara geure baitakoak (Não somos de nós mesmos), Han izanik hona naiz (Estando ali, aqui estou), Ni ez naiz hemengoa (Eu não sou daqui), Kartzeleko poemak (Poemas da prisão), Marinel zaharrak (Os velhos marinheiros) e Hitzen ondoeza (O mal estar das palavras). É o principal tradutor para castelhano e euskera dos poemas de T.S. Elliot.

E o dia de San Fermin de 1985?

Dia de San Fermin de 1985. Imanol acaba de oferecer um concerto na prisão de Martutene. Horas mais tarde um funcionário dá o aviso ao administrador da prisão: os presos Iñaki Pikabea e Joseba Sarrionandia não voltaram às suas celas. Ambos viajam dentro de uma coluna de som por alguma estrada secundária do País Basco, quem sabe rumo a Iparralde (País Basco norte). Desde a sua fuga só sabemos de Sarrionandia através dos seus livros.

A sua fuga foi imortalizada pela célebre música dos Kortatu "Sarri Sarri" ecoada pelas bocas de centenas de milhar de jovens. Um dia, quando o País Basco for independente e socialista, os milhares de exilados políticos poderão regressar à sua terra.

http://phersu.blogspot.com/2004/08/joseba-sarrionandia-1958.html

whttp://www.epdlp.com/escritor.php?id=2274
http://www.javierortiz.net/Otrasvoces/Sarrionandia.htm