quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Batasuna denuncia detenção e expulsão de refugiado basco



Xabier Gordo chegou ontem a Madrid, expulso pelo Governo do México, e foi entregue às autoridades espanholas, as quais o encarceraram na prisão. As autoridades mexicanas detiveram, expulsaram e entregaram Xabier Gordo violando a legislação internacional e violando direitos fundamentais do cidadão basco. Desde que Zapatero chegou ao poder é a primeira vez que se efectua uma detenção com estas caracteristicas fora dos Estados francês e espanhol.


Através deste comunicado o Batasuna declara o seguinte:

O Batasuna denuncia de maneira firme a detenção e expulsão de Xabier Gordo e acrescenta que as atitudes repressivas não ajudam à resolução do conflito político que se vive em Euskal Herria.

O Batasuna denuncia por um lado a atitude repressiva do Governo mexicano. A detenção, expulsão e entrega às autoridades espanholas do cidadão basco de forma ilegal (sem julgamento, nem direito à defesa) supõe a violação dos direitos humanos básicos e vai contra a legislação internacional já que Xabier Gordo corre grande risco de ser torturado pelo Estado ao qual foi entregue. Esta atitude do Governo mexicano demonstra a estreita colaboração com o Governo espanhol em matéria de repressão em relação aos cidadãos bascos.

O Batasuna quer denunciar também a atitude do Governo espanhol o qual ordenou a detenção e a entrega de Xabier Gordo. Estas medidas repressivas não ajudam em absoluto na busca de soluções para o conflito político em vigor em Euskal Herria. O Batasuna constata que o Estado espanhol utiliza, uma vez mais, e de forma igual ao Governo de Aznar, as suas relações com o Governo mexicano não para procurar soluções democráticas para o conflito em Euskal Herria mas sim o incremento da repressão sobre os cidadãos bascos.

Neste sentido e perante a nova situação política no País Basco, o Batasuna quer uma vez mais reiterar o compromisso tomado no ano passado em Anoeta.

A comunidade internacional deve implicar-se de forma activa na busca de uma solução democrática para o conflito em Euskal Herria. Por isso, esta organização política apela ao Governo mexicano e a toda a comunidade internacional para que deixem de lado as vias repressivas e actuem no caminho da paz e da democracia.

Batasuna

2005-11-29