sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Otegi vai ser julgado por homenagear "Argala" e outros combatentes



A Audiência Nacional julgará o dirigente do Batasuna Arnaldo Otegi a partir do próximo dia 15 de Março por "enaltecimento do terrorismo" na homenagem, em 2003, ao histórico militante da ETA, assassinado pelo Estado espanhol, José Miguel Beñaran Ordeñana "Argala" e a outros combatentes.

É incrivel que se considere a sua homenagem a "Argala" como enaltecimento do terrorismo quando o Estado espanhol através do terrorismo assassinou o dirigente histórico da ETA. "Argala" fez parte do Comando que executou a decisão da ETA de eliminar o número dois do regime franquista, o General Carrero Blanco. Esta acção foi importante para o abalo das estruturas do fascismo no Estado espanhol e, ainda que não tenha acabado com as prisões políticas, tortura e assassínios políticos nem tenha dado aos povos o direito à autodeterminação, obrigou a oligarquia espanhol a substituir o regime franquista através da célebre "transição".

A homenagem, mais que justa, a "Argala" reflecte a afeição, o respeito e o carinho por uma parte importante do povo basco que se revêem em todos aqueles homens e mulheres que fazendo parte de uma ampla frente de luta deram e dão o melhor das suas vidas, arriscando a prisão, a tortura e a morte.