sábado, 2 de junho de 2007

ASEH saúda resistência do povo basco

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) saúda a Acção Nacionalista Basca (ANB) pelos seus resultados nas eleições municipais. Apesar da ilegalização do Batasuna e das suas listas, uma grande parte do povo basco mostrou o seu repúdio pelas acções do Estado espanhol e o seu desejo de ser livre. Centenas de candidatos da ANB foram eleitos e as candidaturas ilegalizadas obtiveram milhares de votos.

A tentativa de excluir opções políticas do sistema eleitoral é uma tentativa de calar centenas de milhares de bascos. É uma decisão fascista a que tantos outros Estados recorreram para silenciar os povos que lutavam pela liberdade. O Estado espanhol não quer a paz quando opta por fechar ao povo basco os caminhos pacíficos de actuação. Mais de um ano depois do inicio da trégua, assistimos a ataques cada vez mais violentos do Estado espanhol contra o povo basco. Ainda assim, as organizações da esquerda independentista basca mostram-se à altura dos anseios de paz do seu povo. Mas a paciência esgota-se.

É tempo, de uma vez por todas, de os Estados espanhol e francês reconhecerem o direito legitimo do povo basco à autodeterminação. É tempo de se respeitarem as opções políticas do povo basco.