domingo, 21 de janeiro de 2007

Jovens da Segi perseguidos

Assina em solidariedade com o povo basco, pelo diálogo e pela negociação: http://www.petitiononline.com/aseh2007



A situação agravou-se no País Basco. A decisão repressiva do Supremo Tribunal em considerar a Segi, organização juvenil independentista basca, como terrorista foi mais um golpe dado pelo Estado espanhol contra um possível processo de paz. A indignação percorre o povo basco e nem o Partido Nacionalista Basco teve coragem de apoiar a decisão do Supremo Tribunal. Todos condenam a decisão menos o PSOE e o PP.

Neste momento, há um mandado de captura para 23 jovens da Segi. 4 destes jovens foram presos nos últimos dias. Os outros fugiram e estão escondidos. O Estado espanhol lança jovens para a clandestinidade. Como um Estado fascista mostra a sua face grotesca. Aos jovens presos, [Olatz Carro Boado, Amaia Arrieta Gonzalez, Igor Ortega Sunsundegi, Ikor Frade] e aos que fogem às garras da repressão, mostramos a nossa mais profunda solidariedade. Estamos convosco.

Nas ruas bascas, a resposta faz-se sentir. Manifestações e concentrações reprimidas pela polícia. Confrontos com a polícia. Barricadas levantadas com contentores do lixo. Pedras, cocktails molotov e foguetes. Várias sedes do PSOE foram alvo de ataques. Os bancos também foram alvo da revolta dos jovens. Quem semeia ventos, colhe tempestades.

Não lemos nada disto na comunicação social portuguesa. Seria importante que todos nós fizéssemos chegar os nossos protestos. Afinal, os que tanto valor dão às palavras de Zapatero não noticiam o que se passa neste momento. É o critério dos opressores que dominam os nossos jornais, rádios e televisões.

Nós estamos solidários com os jovens que neste momento respondem às agressões fascistas do Estado espanhol. A luta é o único caminho para travar a repressão e conquistar a liberdade.

Viva a Segi!
Gora Segi!

Assina em solidariedade com o povo basco, pelo diálogo e pela negociação: http://www.petitiononline.com/aseh2007