domingo, 29 de março de 2015

Aberri Eguna: celebrações do Dia da Pátria em Iruñea

As comemorações do Dia da Pátria (5 de Abril) organizadas pela Rede Independentistak voltam a centrar-se em Iruñea. Depois da marcha que ligará os cinemas Golem ao Passeio de Sarasate (12h00) e do acto político que aqui terá lugar, haverá um almoço popular no pavilhão Anaitasuna; depois, a «Indefesta» prolongar-se-á pela tarde e noite fora na Alde Zaharra. Festa e reivindicação andarão unidas.

Na apresentação, representantes da Independentistak revelaram que o lema - «Guztion etorkizuna jokoan dago. Heldu independentziari!» - constitui um apelo à união de todos na defesa de Euskal Herria como povo, num cenário marcado pela crise, a corrupção, a limitação de direitos, a destruição de serviços públicos, pelo desemprego, a pobreza e exclusão social, a violência de género e a discriminação, pelos ataques ao euskara, à cultura e ao sistema educativo, pela fragilização do tecido produtivo.

«O pior é que o estatuto jurídico-político actual, em que os estados espanhol e francês nos arrastam para esta grave situação, não nos permite transformá-la, construindo o nosso futuro. O futuro de Eukal Herria está realmente numa encruzilhada. O futuro de todas e todos está em jogo», afirmaram.

Contudo, a Independentistak Sarea quer transmitir uma mensagem de esperança à sociedade basca neste Aberri Eguna: «é possível dar a volta à situação e construir um futuro diferente». Para tal, afirmam os seus representantes, o País Basco necessita da soberania, de ser dono do seu destino, alcançando o estatuto de estado independente. / Mais informação: ahotsa.info e lahaine.org