domingo, 1 de março de 2015

Milhares manifestaram-se em Gasteiz contra a reabertura da central de Garoña

Apesar da chuva, milhares de pessoas participaram, ontem, na capital alavesa, na manifestação convocada pela plataforma Araba sin Garoña contra a reabertura da central nuclear de Garoña, com o lema «No reapertura. Garoña itxi betiko».

A marcha coincidiu com o 44.º aniversário da abertura da central (cumpre-se amanhã, 2 de Março) e foi apoiada por todos os sindicatos bascos, pelas associações mais representativas do sector primário, por trabalhadores do sector da Saúde, por trinta colectivos sociais e associações de moradores do território, por autarcas alaveses e mais de 50 professores do campus alavês da Universidade do País Basco (UPB-EHU).

Também estiveram presentes partidos com representação municipal e foral, como o Bildu, o PNV e o PSE-EE. Já o PP e as principais instituições que governa em Araba, bem como a UPyD, não participaram.

O porta-voz da Araba sin Garoña, Alberto Frías, disse que «uma onda popular encheu as ruas de Gasteiz», numa marcha que ficou marcada por uma «unidade sem precedentes» - em resposta ao «alerta social» gerado pela tentativa do PP de reabrir Garoña. Frías disse ainda que um eventual regresso da central à actividade «põe em risco a segurança, a vida e o desenvolvimento de quem vive na sua área de acção», pelo que convidou os partidos a «apresentar elementos reais que impeçam a reabertura». / Ver: boltxe.info