segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Méritos de sobra para suceder a Miguel Sanz


Para chegar ao topo de um partido como a UPN fazem falta muitos méritos, e Yolanda Barcina acumulou-os de sobra. Esta licenciada em Farmácia saltou para a política em 1996, pela mão de Miguel Sanz, e em 1999 tornou-se a primeira mulher a conquistar a autarquia de Iruñea [Pamplona], poltrona onde tem vindo a somar pontos.

À margem das badaladas obras no seu ático, caracterizou-se pela animosidade contra o movimento popular, de bairro e abertzale. Acabou com o gaztetxe [centro juvenil] de Euskal Jai, com as txosnas [barracas de festa] do San Fermin, com as festas populares e olentzeros* de vários bairros, com os restos arqueológicos da Praça do Castelo, com a histórica calçada da Parte Antiga, com a estela de Germán (depois reposta), com o gabinete municipal da ANV, e esteve a pontos de acabar com a [festa do] San Fermín Txikito, utilizando para isso a polícia municipal como um corpo ao seu serviço. Relutante em condenar a ditadura, opôs-se à alteração dos nomes franquistas das ruas e ocultou a placa evocatória dos fuzilados pelo franquismo em Iruñea. Para se manter na autarquia, o seu grande aliado foi o PSN, partido que também aguenta Miguel Sanz.

Iñaki VIGOR

Fonte: Gara

* Olentzero: numa abordagem simplista – figura mitológica ligada às tradições de Natal em Euskal Herria. Mais informações em Olentzero_I e Olentzero_II.