sábado, 10 de março de 2018

Milhares denunciaram em Iruñea a morte de Xabier Rey e a actual política prisional

Cerca de 9000 pessoas, de acordo com um periódico afim à esquerda abertzale oficial, manifestaram-se esta tarde pelas ruas da capital navarra para se despedirem do preso político Xabier Rey Urmeneta, encontrado morto na sua cela na cadeia de Puerto III, na terça-feira, e denunciarem a actual política prisional.
À frente da mobilização iam dois dantzaris com uma foto do preso do bairro de Donibane, seguidos de outros dantzaris que seguravam uma enorme ikurriña e de uma faixa em que se lia «política prisional assassina».
Ao longo do percurso, ouviram-se palavras de ordem como «herriak ez du barkatuko» [o povo não perdoará] e a exigir o repatriamento dos presos bascos [«euskal presoak etxera»]. A mobilização foi convocada pelo Sortu.

Manifestação de protesto em Bilbo
Ontem, centenas de pessoas manifestaram-se na Alde Zaharra da capital biscainha em protesto contra a morte do preso político pamplonês – que o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão classificou como um «assassinato político». / Mais fotos em: amnistiAskatasuna