terça-feira, 12 de março de 2019

Trabalhadores do DIA em greve por tempo indeterminado contra despedimentos

Os trabalhadores dos supermercados DIA na Bizkaia e em Gipuzkoa iniciaram esta segunda-feira, dia 11, uma greve por tempo tempo indeterminado em defesa dos postos de trabalho e para denunciar o despedimento colectivo anunciado pela empresa, que envolve cerca de 2000 trabalhadores no Estado espanhol, 81 dos quais no País Basco Sul.

De acordo com o sindicato LAB e o diário Berria, a empresa poderá despedir 61 trabalhadores de lojas na Bizkaia, dez de lojas em Gipuzkoa e outros dez de lojas em Nafarroa. Em protesto contra o despedimento colectivo anunciado, os trabalhadores em greve realizaram ontem uma manifestação em Bilbo, entre o centro de formação do DIA em Sarriko e a loja da empresa na Poza Lizentziatuaren kalea.

No início da greve por tempo indeterminado, convocada pelos sindicatos ELA e LAB, os trabalhadores pediram aos clientes que «se solidarizem com eles» e «não façam compras nestes dias» na cadeia do DIA.

O LAB afirma que esta semana terá grande importância para o futuro dos trabalhadores. No dia 20 deste mês está prevista a realização de uma junta de accionistas, que deverá ser também a data limite para a negociação e para o próprio futuro da empresa.

Apesar da dureza do conflito, que se arrasta, o LAB destaca a firmeza e responsabilidade das trabalhadoras, que, depois do plenário realizado na manhã de ontem, orrg
anizaram piquetes de greve. / Ver: lab.eus e ecuadoretxea.org