sábado, 23 de maio de 2020

Patxi Ruiz há 13 dias em greve de fome. Presoak borrokan, gu ere bai!

O preso político basco do bairro da Txantrea (Iruñea) cumpre o hoje o 13.º dia de greve de fome. Nos primeiros 12, esteve também em greve de sede. Sobre os motivos da luta de Patxi na cadeia de Murcia II, que tem tido grande apoio em Euskal Herria, no Estado espanhol e em vários pontos do mundo, há informação detalhada aqui, aqui e aqui.

Numa nota, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão informa que Patxi está na enfermaria, porque, depois de o terem levado ao hospital, lhe aplicaram a quarentena contra o coronavírus. Por isso, não pôde ser visitado pela mãe.

O seu médico de confiança esteve com médicos da prisão e teve acesso aos seus relatórios – de acordo com os quais Patxi está estável, mas «dentro de um contexto de gravidade».

Solidariedade
Nas cadeias e fora delas, continuam as greves de fome solidárias com Patxi. Para além disso, são inúmeras as mobilizações agendadas em todo o território basco. Hoje: Urruña, Baiona (Lapurdi), Donostia, Mutriku, Hernani (Gipuzkoa), Etxarri, Altsasu (Nafarroa), Berango, Algorta, Erromo, Durango e Zornotza (Bizkaia).

Amanhã: Azpeitia (Gipuzkoa), Berango e marcha de Gernika a Bermeo, com passagem por Busturia e Mundaka (Bizkaia).