terça-feira, 21 de maio de 2019

Dois trabalhadores morrem em acidentes de trabalho em Urola Kosta

Esta segunda-feira, dois trabalhadores morreram como consequência de acidentes laborais ocorridos na comarca guipuscoana de Urola Kosta. De manhã, foi um trabalhador do sector Florestal, em Zestoa; à tarde, um trabalhador da Construção, que caiu de uma grua em Zarautz.

Numa nota, o sindicato LAB afirma que, com estas últimas mortes, pelo menos 18 trabalhadores faleceram em Euskal Herria este ano em acidentes laborais. Em 2018, 68 trabalhadores faleceram em acidentes de trabalho no País Basco Sul.

«Os acidentes laborais têm responsáveis directos», sublinha o sindicato. Por um lado, «o patronato, que põe os seus interesses económicos e lucros à frente da saúde e da vida da classe trabalhadora». Por outro lado, «as administrações públicas, que, perante esta sangria, olham para o lado, transformando-se em cúmplices».

O LAB, que exige às várias administrações e ao Governo de Gasteiz mudanças profundas nas políticas de saúde laboral, medidas reais necessárias para evitar acidentes laborais e acções de fiscalização, afirma que irá continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores, pela sua segurança e saúde.

Anuncia, para além disso, a realização de uma mobilização, amanhã, às 12h30, em Azpeitia (Gipuzkoa). / Ver: lab.eus / Mais info: gedar.eus