quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Ahaztuak vai homenagear Marcelino Bilbao, basco prisioneiro num campo de concentração nazi

O campo de concentração de Mauthausen-Gusen foi um campo de concentração nazi situado nos arredores da localidade austríaca com o mesmo nome, aproximadamente a 20 km de Linz. Este campo é conhecido, entre outras coisas, por ter sido aquele em que foi encerrado o maior número de republicanos e antifascistas do Estado espanhol, tendo a maior parte deles ali falecido. Na sua maioria, eram provenientes da França ocupada pelos alemães e faziam parte do meio milhão de republicanos que atravessaram a fronteira para escapar ao Exército franquista nos últimos meses da Guerra Civil, após a queda da Catalunha. Muitos deles também foram detidos pela sua actividade na Resistência francesa, calculando-se que cerca de 10 mil tenham acabado nos campos de concentração nazis.

Quando as autoridades alemãs solicitaram ao Governo de Francisco Franco que determinasse o destino dos prisioneiros, este, por via do seu ministro Ramón Serrano Suñer, respondeu que «não existiam espanhóis» para lá das fronteiras, dando carta branca ao seu extermínio; daí que os republicanos de Mauthausen andassem com o triângulo azul dos apátridas, com um «S» — de Spanier — ao meio.
[...]
A Ahaztuak 1936-1977, dando sequência à sua já longa dinâmica de denúncia do modelo espanhol de impunidade para com os crimes do regime franquista, entre os quais se inclui o supracitado, organizou para este fim-de-semana dois eventos com os quais pretende divulgar este facto, insistir na denúncia da impunidade e, com isso, homenagear Marcelino Bilbo, natural de Alonsotegi (Bizkaia), recentemente falecido, e que foi um dos prisioneiros no campo Mauthausen-Gusen submetidos a brutais torturas e a experiências médicas.

Na sexta-feira, 28 de Fevereiro, terá lugar às 19h30 no Centro Cívico «La Bolsa», na capital biscainha, uma conferência intitulada «Mauthausen-Gusen: triángulo azul», a cargo de Enric Garriga, presidente da associação «Amical Mauthausen», na qual se integram vítimas sobreviventes dos campos nazis de extermínio e seus familiares. No sábado, 1 de Março, a Ahaztuak 1936-1977 irá realizar um acto de homenagem, na Praça da Câmara Municipal de Alonsotegi, às 13h00, a Marcelino Bilbao e a todos os antifascistas e republicanos assassinados em Mauthausen-Gusen, Flussenburg, Sacheshausen, bem como noutros campos. / Ver texto na íntegra: Ahaztuak 1936-1977 via boltxe.info