segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Catorze pessoas julgadas na AN defendem a «solidariedade» com presos e familiares

Catorze pessoas foram hoje julgadas no tribunal de excepção espanhol, acusadas de enaltecimento do terrorismo por participarem numa kalejira a favor dos presos políticos bascos, no âmbito das festas da Alde Zaharra de Gasteiz, na qual se exibiram fotos dos prisioneiros e se cantaram bertsos. Incorrem em penas que vão dos 18 aos 24 meses de cadeia.

Em tribunal, os arguidos afirmaram que a iniciativa, que decorreu a 30 de Junho de 2012, tinha como objectivo pedir o fim da política de dispersão e o repatriamento dos presos. Afirmaram também que exibiram fotos a favor dos presos porque eram seus familiares e amigos; sublinharam que a dispersão se baseia na «vingança» e que participaram na kalejira em solidariedade com as pessoas que, todos os anos, têm de fazer milhares de quilómetros nas estradas dos estados francês e espanhol para visitar os prisioneiros bascos, pondo as suas «vidas em risco» e gastando enormes quantias. Negaram ter agido em louvor do terrorismo.

De acordo com o representante do Ministério Público, que pede um ano e meio de prisão para 13 pessoas e dois anos para outra, por «reincidência», na iniciativa referida ter-se-ão ouvido expressões como «amnistia osoa», «euskal presoak etxera», «borroka da bide bakarra» e «jo ta ke, irabazi arte» [as criminosas piranhas!]. A Dignidad y Justicia, por seu lado, pede um ano e oito meses de cadeia para todos. / Ver: Berria e naiz.info