quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A Gune apela à mobilização contra a cimeira económica de Bilbo

Os sindicatos e as organizações sociais que fazem parte da plataforma Gune fizeram um apelo à mobilização contra a cimeira económica que terá lugar na segunda-feira na capital biscainha e para «deixar claro» ao rei espanhol, às multinacionais e às instituições que nela participarão «que não são bem-vindos a Euskal Herria».
Numa conferência de imprensa que hoje decorreu em Bilbo, os secretários-gerais do ELA e do LAB, Adolfo Muñoz e Ainhoa Etxaide, juntamente com representantes das organizações sindicais e sociais que integram a plataforma Gune, incentivaram a sociedade basca a participar, dia 3 de Março, nas acções de repúdio convocadas contra a cimeira Global Forum Spain, que se irá realizar no Museu Guggenheim e que deverá contar com a presença do rei espanhol, a directora do FMI, Christine Lagarde, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, para além de responsáveis de bancos e de grandes empresas.

Para a plataforma Gune, o encontro de Bilbo juntará «os culpados de um sistema económico e social em que as desigualdades não param de aumentar». Assim, afirmaram que no Guggenheim estarão «os ideólogos – o FMI e a OCDE –, os beneficiários – as grandes empresas como o BBVA, a Telefónica e a Iberdrola – e os cúmplices necessários – o Eurogrupo, a União Europeia e o governo central basco –» desse sistema.

Para dia 3, no âmbito das acções de protesto convocadas com o lema «Troika Go home», sindicatos e organizações sociais partirão em manifestação às 10h00 de dois pontos diferentes – as praças do Sagrado Coração e do Arriaga –, juntar-se-ão na Praça Elíptica, e, dali, seguirão em direcção às imediações do Guggenheim.
Para a tarde, estão previstas várias conferências no Paraninfo da UPB, a cargo dos promotores da Carta de Direitos Sociais de Euskal Herria, e a segunda manifestação do dia, que partirá às 19h00 da Praça Euskadi em direcção à do Arriaga. / Ler, na sequência: «Não são bem-vindos» e «Fábrica de criação de pobreza» (naiz.info)

Ver também: «Martxoaren 3an Bilbon gazte blokea eratzera deitu dute» (topatu.info)