sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Em liberdade o preso antxotarra Gorka Zulaika

Gorka foi uma das treze pessoas detidas numa operação levada a cabo em Outubro de 2001, que o juiz-estrela Baltasar Garzón decretou contra o Movimento pró-Amnistia.


Gorka Zulaika, habitante de Pasai Antxo (Gipuzkoa), saiu esta manhã da prisão de Zuera (Saragoça), de acordo com a informação divulgada pela página pasaiaezkerretik.com.

Tal como Ainhoa Irastorza, Iker Zubia, Aratz Estonba e Jon Beaskoa, que foram libertados no dia 11 de Fevereiro, Zulaika foi detido a 31 de Outubro de 2001 no âmbito da operação decretada pelo juiz Garzón contra o Movimento pró-Amnistia.

O julgamento viria a realizar-se sete anos depois na Audiência Nacional espanhola. 21 das 27 pessoas processadas judicialmente foram condenadas a penas entre os oito e os dez anos de cadeia. Zulaika foi um dos arguidos a recorrer para o Supremo, que em Outubro de 2009 confirmou a pena - que já tinha cumprido parcialmente em prisão preventiva. Voltou a ser detido.

Entretanto, o bilbaíno Julen Larrinaga, condenado no mesmo processo, foi também já libertado. [Ongi etorri!] / Ver: naiz.info