domingo, 2 de fevereiro de 2014

Centenas de pessoas manifestaram-se em Barakaldo pelo direito ao aborto livre e gratuito

Respondendo à convocatória das mulheres de Ezkerraldea e Meatzaldea a favor do direito ao aborto livre, gratuito e no serviço público de saúde, centenas de pessoas manifestaram-se esta sexta-feira, 31 de Janeiro, nas ruas de Barakaldo (Bizkaia) contra a reforma da lei do aborto do Governo de Mariano Rajoy (PP). Às 19h00, concentraram-se frente ao Justizia Jauregia / Palácio da Justiça da localidade biscainha.

No comunicado que leram no final da mobilização, porta-vozes dos grupos feministas afirmaram que a proposta de Lei Gallardón «constitui um retrocesso terrível nos direitos fundamentais das mulheres, bem como uma gravíssima agressão contra o seu direito a decidir».

As mulheres afirmaram que os princípios fundamentais da lei se baseiam numa visão retrógrada das mulheres, tratando-as como «meras incubadoras sem capacidade de discernir o que é bom para si mesmas ou para a humanidade».

Afirmaram ainda que a Lei Gallardón irá tornar delinquentes as mais de 100 mil mulheres que abortaram o ano passado no Estado espanhol; e avisam que tomarão medidas caso a iniciativa do Executivo «popular» se mantenha: «as organizações feministas serão novamente obrigadas a criar redes clandestinas para apoiar as mulheres que quiserem abortar - e é isso que faremos». / Mais informação: lahaine.org e HerriKolore

Ver também: «As mobilizações contra a nova lei espanhola do aborto alastram a toda a Europa» (naiz.info)
De Paris a Roma, passando por Londres, Dublin, Lisboa ou Bruxelas, foram várias as cidades europeias que acolheram mobilizações contra a nova lei do aborto promovida pelo Governo espanhol do PP. Em Madrid, a manifestação foi enorme; em Baiona, realizou-se uma concentração frente ao Consulado espanhol.