quarta-feira, 22 de julho de 2020

Tubacex quer despedir 150 trabalhadores nas fábricas de Laudio e Amurrio

A administração da empresa metalomecânica Tubacex expôs aos comités de empresa das fábricas alavesas de Laudio e Amurrio a necessidade de poupar 10 milhões de euros anuais a partir de 2021, o que equivale a 150 postos de trabalho entre ambas as fábricas.

A Tubacex, que tem fábricas no Estado espanhol, na Áustria, na Itália, nos EUA, na Índia, na Tailândia, na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e na Noruega, alega que a «crise» não veio com o coronavírus, mas vinha de antes, com a queda do preço do petróleo.

O sindicato ELA lembrou que a Tubacex teve nos últimos anos «lucros milionários» e acusa a empresa de se estar a aproveitar da crise sanitária para «levar a cabo todo o tipo de cortes», pelo que exigiu ao Governo de Gasteiz que impeça qualquer tipo de cortes nesta empresa.

Por seu lado, o sindicato LAB denunciou que os despedimentos não têm razões económicas, mas respondem a uma «estratégia empresarial» que pretende implementar um modelo de «trabalhadores baratos», tendo igualmente solicitado ao Governo de Lakua que garanta os postos de trabalho.