domingo, 7 de julho de 2019

Centenas de trabalhadores protestaram em Laudio contra morte de colega na Tubacex

Um trabalhador de 25 anos, contratado pela empresa Tubacex, em Laudio (Araba), faleceu na passada quinta-feira, depois de uma peça de uma máquina lhe ter caído em cima. Em protesto, os seus colegas decidiram parar a produção de imediato e convocar um dia de greve para sexta-feira, no decorrer do qual se manifestaram pelas ruas da localidade alavesa.

A mobilização partiu do local de trabalho, com os colegas do jovem falecido a levarem uma faixa em que denunciavam as consequências nefastas da precariedade. Centenas de pessoas seguiram em desfile até à Herriko Plaza, onde se denunciou a morte do trabalhador e as más condições de trabalho na empresa – que incluem falta de operários e de formação.

A Tubacex, na sua busca incessante de aumento dos lucros, foi apontada como a principal responsável, pelo que os trabalhadores irão promover as investigações necessárias, «para esclarecer o caso».

Nos últimos dez anos, quatro trabalhadores perderam a vida a laborar na Tubacex. Os sindicatos ELA e LAB informaram que o jovem era um antigo aluno de formação e que tinha sido contratado há pouco tempo. Quando se deu o acidente, estava sozinho, algo que não devia acontecer no trabalho que estava a realizar, tendo em conta a sua pouca experiência. / Ver: gedar.eus