segunda-feira, 19 de agosto de 2019

OSPA! Eguna: Altsasu voltará a exigir a saída das forças de ocupação

Na apresentação da edição deste ano do OSPA! Eguna, que teve lugar no passado dia 17, os promotores reivindicaram «a legitimidade e a necessidade da luta anti-repressiva». No dia 31 de Agosto. Voltarão a exigir que as forças de ocupação abandonem Altsasu e Euskal Herria.

Lembrando que o «menu das forças de repressão» este ano voltou a ser «controlo social, multas, inspecções, controlos, detenções, julgamentos», afirmaram não poder esquecer os conterrâneos Fran Balda e Imanol Salinas, que «correm o risco de ir parar à cadeia por lutar», referindo-se aos dois habitantes do Vale de Sakana (Nafarroa) incriminados no processo 11/13.

«Não nos acobardámos perante a repressão, porque respondemos à repressão com solidariedade e luta, porque fizemos frente à tentativa de normalizar a ocupação por via da Polícia Foral, porque respondemos organizados aos ataques», declararam, sublinhando o «contexto de criminalização do movimento popular» e a impossibilidade de «construir a paz e a convivência» no «sistema capitalista que os estados espanhol e francês procuram perpetuar».

Na edição deste ano, haverá um debate (dia 30) com familiares de militantes sakandarras assassinados pela guerra suja. No dia 31, o OSPA! Eguna começará com um crosse popular (12h00); segue-se um almoço popular na Praça Iortia e uma kalejira (19h00) com o lema «Milaka arrazoi maletan». À noite, haverá concertos dos grupos Igitaia, Katez e Ingo Al Deu. / VER: ahotsa.info