sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A empresa Desokupa chega a Euskal Herria, para um «primeiro serviço»

Numa nota emitida esta quarta-feira, o Gabinete de Direitos Sociais de Portugalete alerta para a presença na localidade biscainha, nos últimos dias, da Desokupa, uma empresa privada integrada «por elementos ligados à extrema-direita», conhecida pela prática da ameaça e o recurso à coacção para despejar pessoas de suas casas, sempre extrajudicialmente. Neste caso, quer despejar uma mulher com um menor a seu encargo.

O gabinete explica que uma mulher em Portugalete corre o risco de ser despejada. Como o proprietário fez um contrato não declarado, não pode recorrer para tribunal e chamou a conhecida empresa de coacção Desokupa.

A empresa, com sede em Barcelona (Catalunha), participou em dezenas de despejos em todo o Estado espanhol. O modus operandi passa pela instalação de um controlo de acesso na casa, para que, quando esta estiver vazia, os «matones» possam mudar a fechadura, lê-se na nota do Gabinete de Direitos Sociais de Portugalete.

«Empresas como a Desokupa servem em muitos casos poderes imobiliários e proprietários especuladores para despejar pessoas que pagam rendas antigas ou estão em situação de arrendamento sem contrato», denuncia o Gabinete.

Pede ainda a colectivos sociais, instituições públicas, moradores e demais agentes que «estejam alerta e não permitam que a precária situação do mercado da habitação» na localidade possa levar a «abusos por parte de especuladores ou a acções extrajudiciais, que incidem especialmente nas pessoas com maior risco de exclusão social». / Ver: lahaine.org e argia.eus