segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Cuidadoras e empregadas domésticas exigiram em Bilbo direito a gozar feriados

A SOS Racismo e uma associação biscainha que representa estas trabalhadoras promoveram a realização, este domingo, de uma mobilização para exigir o direito a «parar» nas noites de 24 e 31 de Dezembro, bem como em todos os dias feriados do ano. Enquanto liam um comunicado, em euskara, um homem gritou-lhes «Arriba España», fez a saudação nazi e insultou-as.

No documento, afirma-se que a muitas cuidadoras de pessoas idosas ou doentes não é permitido descansar nos dias feriados ao longo do ano, nem sequer as deixam passar as noites de 24 e 31 de Dezembro com quem querem.

Exigem que isto mude, excepto nos casos em que as trabalhadoras aceitem a situação voluntariamente e em que tais dias e horas sejam devidamente compensados. De outra forma, «ninguém trabalha na noite de 24», afirmaram, reiterando o mote da mobilização.

O lema é simbólico porque, como afirmam, a noite de 24 tem significados diversos para cada qual: pode ser a celebração do Natal cristão, um dia de reunião familiar, a ocasião para o encontro com quem não se vê há muito... Mas também pode ser um dia normal e sem festejos.

Nestes dias para a maioria «festivos», aquilo que a campanha visa é chamar a atenção para o direito destas trabalhadoras – cuidadoras ou domésticas – a gozar todos os feriados do ano. / Ver: ecuadoretxea.org